NucleoBlog
Indústria, Medicina Nuclear e Transportes

Você conhece a área das radiações na indústria?

Por Adriano Goulart em 02/10/2020 às 12:04

Compartilhe:  

Toda instalação de inspeção de bagagens com containers possui em seus portos um acelerador de partículas de alta energia que produz raios X para atravessar o container e radiografar o que possui dentro destes compartimentos.

Em aeroportos também são utilizados equipamentos emissores de radiações para inspecionar bagagens e passageiros.

Todas essas aplicações das radiações na área industrial, exigem um processo de licenciamento, supervisão de radioproteção, controles administrativos e vários outros serviços ligados a parte de proteção radiológica.

Os medidores nucleares são dispositivos que utilizam fontes radioativas para medidas de parâmetros, tais como: espessura, densidade, umidade e nível. Normalmente incorporam uma fonte radioativa (blindada), um detector de radiação e um obturador. Embora a radiação seja emitida o tempo todo, o obturador pode ser fechado para blindar o feixe de radiação.

Indústrias que utilizam medidores nucleares:

  • Pólo petroquímico;
  • Envase de bebidas;
  • Produtoras de laminados sintéticos;
  • Automobilística;
  • Produtoras de papel e outros materiais com controle de espessura;
  • Entre diversas outras;

 

Um teste que é muito utilizado na área industrial é o teste de esfregaço (wipe test) em medidor nuclear para indústria. O objetivo desse teste é verificar periodicamente se há vazamento de material radioativo para evitar contaminações e dispersão.