NucleoBlog
Radiologia Médica Odontológica e Veterinária

Cuidados e recomendações para serviços de radiodiagnóstico pelo Ministério da Saúde e CBR

Por NUCLEORAD em 30/03/2020 às 10:04

Compartilhe:  

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, o vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia.

Para fins de prevenção, além de claro lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto, em clínicas e serviços hospitalares que dispõem de diagnóstico por imagem recomenda-se a adoção de planos de contenção robustos afim minimizar a chance de exposição, é de extrema importância que a equipe de saúde e administrativa tenha capacitação para fornecer informações pertinentes.

Ao realizar agendando de exames e consultas instruir os pacientes a discutir a possibilidade de reagendamento caso apresente sintomas, também, uma triagem é essencial para constatar possíveis sintomas de uma infecção respiratória.

Tomar medidas de limitação de fluxo de pacientes e funcionários, ter acesso facilitado a produtos de higiene tanto pessoal quanto de ambientes. A higienização de ambiente deve ser constante e em objetos como teclados, mouses, mesas e maçanetas, também desinfetar ambiente após contato com pacientes com suspeita de COVID-19.

É recomendado que a equipe disponha de equipamento de proteção individual (EPI) como respirador ou máscara facial, protetor ocular, luvas descartáveis e aventais, afim de evitar a proliferação do vírus muitas vezes transmitidos por pessoas assintomáticas, evitando assim o contato com áreas como olhos, nariz e boca.

 

Referências:

Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19 - https://bit.ly/2JaHfH8

Recomendações gerais de prevenção de infecção pelo COVID-19 para clínicas e serviços hospitalares de diagnóstico por imagem - https://bit.ly/2WEBBVL

Texto elaborado por Eduardo Felipe Silveira Pereira.