NucleoBlog
Radiologia Médica Odontológica e Veterinária

Inteligência Artificial na Física Médica

Por Adriano Goulart em 14/05/2024 às 16:05

Compartilhe:  

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que capacita computadores e máquinas a realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como perceber, compreender, aprender, tomar decisões e agir. Este é um tema de crescente importância e relevância, exigindo que todos procurem se atualizar sobre sua aplicabilidade.

Entre suas inúmeras aplicações, a inteligência artificial tem o potencial de impulsionar um avanço significativo na área da saúde, melhorando tanto o diagnóstico quanto o tratamento. À medida que a implementação e o uso de ferramentas baseadas em IA continuam a crescer, os físicos médicos desempenharão um papel crucial na garantia da aplicação segura, eficaz e apropriada dessas tecnologias.

Nesse contexto, a IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) publicou em 2023 no Dia Internacional da Física Médica (7 de novembro) um novo documento em parceria com a Associação Americana de Físicos em Medicina (AAPM): "Inteligência Artificial em Física Médica: Funções, Responsabilidades, Educação e Treinamento de Físicos Médicos Clinicamente Qualificados". O mesmo delineia os papéis e responsabilidades dos físicos médicos na implementação e utilização da IA em contextos relacionados à radiação médica, oferecendo orientações sobre as competências necessárias e propondo um módulo eletivo para programas acadêmicos de pós-graduação, além de sugerir atividades contínuas de desenvolvimento profissional.

Entre as aplicações da IA destacadas no documento estão a otimização de fluxos de trabalho de exames de imagem, a estimativa de doses de radiação para pacientes, a reconstrução e aquisição de imagens, bem como a classificação de doenças em exames médicos utilizando redes neurais, entre outros.

É responsabilidade dos físicos médicos garantir a implementação segura e o uso adequado das ferramentas baseadas em IA em suas áreas de atuação. Os princípios e o domínio da IA têm impactos diretos na saúde e no bem-estar dos pacientes, destacando a importância de uma abordagem cuidadosa e informada para sua implementação e utilização.

Confira o documento no link: https://www.iaea.org/publications/15450/artificial-intelligence-in-medical-physics .

 

Texto elaborado por Ester Azeredo - estagiária de física médica da NUCLEORAD.

 

 

Referências

What is Artificial Intelligence (AI)? Disponível em: <https://www.ibm.com/topics/artificial-intelligence>. Acesso em: 3 maio. 2024.

Preparing clinically qualified medical physicists for artificial intelligence in the medical use of radiation. Disponível em: <https://www.iaea.org/newscenter/news/preparing-clinically-qualified-medical-physicists-f or-artificial-intelligence-in-the-medical-use-of-radiation>. Acesso em: 3 maio. 2024.

Disponível em: <https://www.iaea.org/publications/15450/artificial-intelligence-in-medical-physics>. Acesso em: 3 maio. 2024.

Clique aqui para mais informações: clique aqui.