NucleoBlog
Radiologia Médica Odontológica e Veterinária

Você sabe a importância do controle de qualidade em Ultrassom?

Por NUCLEORAD em 05/01/2021 às 09:06

Compartilhe:  

Os equipamentos de ultrassonografia são amplamente utilizados na área da saúde por realizarem exames não invasivos e sem efeitos ao paciente, por isso merecem uma atenção especial quanto a qualidade dos equipamentos.

Um dos exames mais comuns realizados em ultrassonografia são exames abdominais, renais, exames pélvicos, ginecológicos e obstétricos. Outro exame muito importante realizado pelos equipamentos de ultrassonografia é o exame doppler, que mostra a circulação sanguínea de veias e artérias do corpo.

Como parte do pré-natal em gestantes o exame morfológico é de suma importância para o acompanhamento do desenvolvimento do feto, sendo possível confirmar a idade gestacional, avaliar o crescimento do bebe medindo crânio, tórax e fêmur, monitorar os batimentos cardíacos e mostrar anormalidades e possíveis malformações.

A Qualidade das imagens e acurácia das medidas realizadas nos exames está diretamente relacionada a precisão do diagnóstico correto tanto para fetos quanto para outros exames e condições morfológicas.

A Instrução normativa - IN 58, dispõe sobre requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança de sistemas de ultrassom bem como a relação mínima de testes de aceitação e de controle de qualidade que devem ser realizados pelos serviços de saúde, determinando respectivas periodicidades, tolerâncias e níveis de restrição.

O teste avalia tanto as condições físicas do equipamento, quanto qualidade das imagens, exatidão das medidas (verticais e horizontais) realizados pelo equipamento, precisão na velocidade do fluxo sanguíneo para os exames de doppler, diferença de densidades dos tecidos, entre outros testes importantes para a certificação básica de funcionamento do equipamento.

Políticas de bom uso, limpeza e manutenção dos equipamentos de ultrassom não são suficientes para assegurar a qualidade das imagens geradas, que pode ser perdida com o tempo e uso incorreto.

Texto elaborado por Julia Grasel.