NucleoBlog
Radiologia Médica Odontológica e Veterinária

Você sabe a importância do teste de qualidade de imagem na Mamografia?

Por NUCLEORAD em 15/12/2020 às 09:13

Compartilhe:  

O câncer de mama no Brasil representa a principal causa de morte por patologia maligna no sexo feminino. Sua incidência tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. A mamografia é o método diagnóstico por imagem não invasivo mais importante utilizado na detecção precoce de alterações da mama.

A alta qualidade da imagem e uma baixa irradiação dos tecidos exigem uma atenção constante e vigilante no controle da qualidade. A implementação de um programa de controle da qualidade assegura que serão monitorados todos os parâmetros fundamentais para que ocorra a obtenção de uma imagem própria para o diagnóstico.

 

O teste de qualidade de imagem em mamografia está previsto pelo Programa de Controle de Qualidade em Mamografia, e é um dos testes mais importantes para se garantir o funcionamento adequado do equipamento. Com ele é possível avaliar se os exames de mamografia resultam em imagens de boa qualidade, obtidas com o uso da menor dose de radiação possível.

A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº54, dispõe sobre requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança de sistemas de mamografia bem como a relação mínima de testes de aceitação e de controle de qualidade que devem ser realizados pelos serviços de saúde, determinando respectivas periodicidades, tolerâncias e níveis de restrição.

O teste de qualidade de imagem, deve ser avaliado com ferramenta de teste específica para mamografia e prevê os critérios mínimos de visualização de estruturas mamárias como as fibras, massas e microcalcificações. Esse teste tem a periodicidade mínima mensal.