NucleoBlog
Radiologia Médica Odontológica e Veterinária

Como a Física Médica e a Proteção Radiológica evoluíram juntamente com o Diagnóstico por Imagem!

Por em 29/09/2022 às 18:37

Compartilhe:  

O surgimento dos Exames por Imagem foi uma das maiores revoluções da história moderna, proporcionando inúmeras novas oportunidades de tratamento!

Através da captura de imagens claras e fidedignas do corpo humano, o surgimento dos Exames de Imagem trouxe diagnósticos mais precisos, seguros e ágeis. Hoje, os Exames por Imagem são imprescindíveis na medicina, facilitando o diagnóstico e o tratamento de uma doença ou lesão!

Tamanho salto no Diagnóstico por Imagem nos últimos anos também se deve ao progresso e desenvolvimento da Física Médica aliada a Proteção Radiológica. Essa união é a principal responsável pela qualidade e pela segurança nos Exames por Imagem!

Os Físicos Médicos atuam na realização de controles de qualidade, levantamentos radiométricos, cálculos de blindagem, planejamento de terapias e na marcação de radiofármacos, bem como na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias, sempre buscando reduzir à exposição do paciente a radiação e a melhora da qualidade das imagens obtidas!

Já a Proteção Radiológica é responsável por garantir a segurança dos pacientes e profissionais envolvidos na realização dos Exames por Imagem, através da instrução do uso correto dos equipamentos, utilização de EPIs, sinalizações de aviso, entre outras informações importantes para a saúde e bem-estar de todos!

Essa parceria contribuiu imensamente não somente para o desenvolvimento dos Diagnósticos por Imagem, mas também para a medicina como um todo. Dedicação, profissionalismo e muito talento reunidos em busca de um único objetivo: a proteção à vida!

A NUCLEORAD possui imenso orgulho em acompanhar essa evolução e desenvolver processos e controles precisos que promovem maior qualidade e confiabilidade em exames, diagnósticos e tratamentos, além de gerar maior segurança e proteção aos pacientes e profissionais da saúde!

Caso queira continuar a leitura, conferindo dados quantitativos e qualitativos referente aos Exames por Imagem realizados no Brasil, recomendamos o acesso ao Portal Brasileiro de Dados Abertos (site governamental) clicando aqui!