NucleoBlog
Eventos e Notícias

Dezembro Laranja: Saiba mais sobre a campanha e descubra cuidados contra o Câncer de Pele!

Por tiago em 07/12/2021 às 17:07

Compartilhe:  

Neste mês de dezembro, além das tradicionais celebrações de final de ano, também há espaço em nosso calendário para a promoção dos cuidados com a nossa saúde e o bem-estar daqueles que amamos! E é aproveitando deste clima de verão, férias e festividades especiais que a campanha de Dezembro Laranja foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é uma entidade centenária, tendo sido fundada no ano de 1912 por um grupo de 18 médicos. Atualmente, a SBD é a terceira sociedade médica mais antiga do país, além de ser a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Além disso, a SBD é uma das maiores sociedades médico-dermatológicas no mundo, contando com mais de 10 mil associados. No Brasil, a SBD já está presente em 23 estados brasileiros por intermédio de suas Regionais, bem como em 89 centros de residência e especialização (lato sensu), distribuídos pelo país.

Criada no ano de 2014, a campanha Dezembro Laranja possui como principal objetivo prevenir o Câncer de Pele, o tumor de maior incidência atualmente no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano de 2020, a doença correspondia por 27% de todos os tumores malignos no país, sendo responsável por cerca de 185,4 mil novos casos anualmente. Estes números colocam o Câncer de Pele a frente de outros tipos de câncer, como cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

Quer conhecer mais sobre a campanha Dezembro Laranja e sobre os cuidados contra o Câncer de Pele? Então, continue lendo nossa matéria especial.

O Câncer de Pele, como o seu nome sugere, ataca a pele, o maior órgão humano. A pele é responsável por revestir e proteger o organismo de possíveis agressões, como desidratação, vírus, bactérias e também danos causados por fatores ambientais. Já o Câncer de Pele surge quando os raios solares Ultravioleta A e Ultravioleta B danificam a barreira protetora da pele, fazendo com que as células que compõem o órgão cresçam desordenadamente.

Existem diferentes tipos de Câncer de Pele que podem se manifestar de formas distintas. Os tipos mais comuns incluem o Carcinoma Basocelular e Carcinoma Espinocelular, também chamados de Câncer Não Melanoma, conhecidos principalmente pela alta incidência de casos, menor agressividade e pelos altos percentuais de cura. Há também um terceiro tipo, cujo apesar da baixa incidência é o mais agressivo e potencialmente letal, chamado de Melanoma.

Carcinoma Basocelular – É o Câncer de Pele com maior incidência na população, correspondendo por cerca de 70% dos casos. Costuma se manifestar através de lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade.

Carcinoma Espinocelular – É o segundo tipo de Câncer de Pele com maior incidência na população, equivalendo em torno de 20% dos casos da doença. É conhecido pelas lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

Câncer de Pele Melanoma – É o terceiro tipo de Câncer de Pele com maior incidência na população. Apesar de corresponder apenas por cerca de 10% dos casos, é o mais grave pois pode provocar metástase rapidamente – o contágio do tumor para outros órgãos do corpo humano – e levar à morte. É caracterizado pelas pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

O grupo de risco para o Câncer de Pele costuma incluir pessoas de pele, olhos e cabelos claros, profissionais que atuam em contato prolongado com o sol, bem como aqueles que lidam com materiais radioativos, pessoas com histórico familiar de Câncer de Pele, pessoas que sofreram queimadura de sol na infância ou com histórico de doenças de pele, além de idosos.

A utilização de protetor solar é imprescindível para se proteger contra o Câncer de Pele. A recomendação é utilizar o protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados, reaplicando a cada duas horas. Outras dicas, que servem para somar ao uso do protetor solar, incluem evitar expor-se ao sol em horários de pico, especialmente entre 10h e 16h, vestir camisas que ofereçam proteção UV, utilizar chapéus com abas largas e arredondadas, consumir frutas, verduras e legumes, bem como praticar a hidratação diária.

Caso você trabalhe com materiais radioativos, faça uso constante dos seus EPIs e aplique todas as medidas de segurança necessárias. Ou, se preferir, comunique a sua necessidade para a NUCLEORAD e nós realizaremos a demanda com toda a segurança e eficiência exigidas pela tarefa.

O Diagnóstico precoce continua sendo um dos maiores aliados na luta pela prevenção contra o Câncer de Pele. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais do seu corpo e visitar o médico dermatologista regularmente. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%.

Você pode saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia clicando aqui e sobre o Instituto Nacional do Câncer clicando aqui.

A NUCLEORAD possui imenso orgulho em poder contribuir para a área médica ligada a oncologia, promovendo maior qualidade e confiabilidade em exames, diagnósticos e tratamentos, além de maior segurança e proteção a pacientes e profissionais da saúde, através das melhores soluções em proteção radiológica do mercado.