NucleoBlog
Indústria, Medicina Nuclear e Transportes

Níveis de Referência Diagnósticos (DRLs) em Medicina Nuclear

Por tiago em 04/09/2024 às 13:33

Compartilhe:  

Os Níveis de Referência Diagnósticos (DRLs, do inglês Diagnostic Reference Levels) são uma ferramenta importante para otimizar a proteção radiológica em procedimentos de Medicina Nuclear. Esses níveis representam valores de referência para atividades administradas de radiofármacos, baseados em medições típicas em exames do setor, e são usadas para garantir que as doses administradas aos pacientes sejam mantidas dentro de limites aceitáveis, sem comprometer a qualidade da imagem diagnóstica.

 

Seus principais objetivos são:

  ⁃ Otimização da Proteção Radiológica: Reduzir a exposição dos pacientes à radiação ao mínimo necessário para obter imagens diagnósticas de qualidade adequada;

  ⁃ Estabelecimento de Padrões: Fornecer uma base para comparar a prática local com padrões nacionais ou internacionais, ajudando a identificar áreas onde as doses podem ser reduzidas;

  ⁃ Monitoramento e Controle: Facilitar a identificação de exames ou práticas que resultam em doses significativamente mais altas do que a média, promovendo a investigação e a correção dessas práticas.

 

Na Medicina Nuclear, os DRLs são aplicados principalmente na administração de radiofármacos para diagnósticos, como o uso de Tc-99m para cintilografia óssea, Tc-99m sestamibi em perfusão miocárdica, Tc-99m marcado com DTA para cintilografia renal dinâmica e, também, Fluorodesoxiglicose (FDG) em exames de PET-CT. Os DRLs são determinados com base em estudos de grandes amostras populacionais e são revisados periodicamente.

 

Sua implementação envolve critérios como:

  ⁃ Coleta de Dados: Monitoramento contínuo das doses administradas aos pacientes.

  ⁃ Comparação com DRLs: Comparação dos dados coletados com os níveis de referência estabelecidos.

  ⁃ Ajustes de Prática: Ajustes nas práticas de administração de doses quando necessário, para garantir conformidade com os DRLs.

  ⁃ Educação e Treinamento: Formação contínua dos profissionais de saúde sobre a importância dos DRLs e a otimização das doses de radiação.

 

Através da aplicação prática das DRLs teremos uma redução significativa do risco de efeitos adversos da radiação, mantendo a eficácia diagnóstica, a garantia de que a qualidade da imagem é suficientemente adequada para o diagnóstico sem exposições desnecessárias e a disseminação de práticas padronizadas em diversas instituições de saúde, facilitando comparações e melhorias contínuas.

 

Texto Elaborado pela Bruna Vitola Lovato - Física NUCLEORAD

Especialista em Radiodiagnóstico – UCS

 

 

Referências:

Seraphim D.M., Fischer A.C.F da S. Definição de Níveis de Referência em Diagnóstico do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Brazil Journal of Radiation. São Paulo, p 1-13, 2020. ISSN: 2319-0612.

https://www.iaea.org/resources/rpop/health-professionals/nuclear-medicine/diagnostic-nuclear-medicine/diagnostic-reference-levels-in-medical-imaging

Clique aqui para mais informações: clique aqui.