NucleoBlog
Indústria, Medicina Nuclear e Transportes

Qual a importância do Controle de Qualidade em Equipamentos de PET/CT?

Por NUCLEORAD em 03/09/2020 às 11:39

Compartilhe:  

O equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitron (PET/CT) é o equipamento médico-hospitalar utilizado para a realização do exame de PET/CT para diagnóstico, estadiamento e reestasdiamento de câncer.

Para a realização do exame de PET/CT no paciente se faz necessário a administração via venosa, de um radiofármaco emissor de pósitron. Após a administração do radiofármaco, o paciente é direcionado pela equipe técnica do serviço de medicina nuclear para a sala do equipamento onde será realizado o exame PET/CT. Para a obtenção de uma resposta diagnostica de alta precisão, o equipamento precisa estar com todos os controles de qualidade realizados, conforme recomendação da NORMA CNEN-NN 3.05.

Os controles de qualidade são realizados pelos supervisores de radioproteção e pelos físicos médicos especialistas em medicina nuclear, com as periodicidades estabelecidas pelas recomendações nacionais e internacionais.

 

Os testes de controle de qualidade são realizados com a utilização de simuladores, que simulam as situações físicas e clinicas para a aquisição e para a quantificação das imagens de PET/CT.

 

Somente após a aceitação dos testes de controle de qualidade e mantendo a periodicidade recomendada que é  possível garantir que o equipamento de PET/CT estará apto a responder com precisão ao diagnóstico.

Referências:

  • CNEN-NN 3.05 Requisitos de segurança e proteção radiológica para serviços de medicina nuclear, 2013;
  • IAEA – Human Health Series No. 24 - PET/CT Atlas on Quality Control and Image Artefacts. IAEA, Viena, 2014;
  • NEMA - National Electrical Manufacturers Association. Performance measurements of position emission tomographs NEMA Standards Publication NU 2-2018. 2018

Texto elaborado por: Felipe Simas dos Santos – Físico Médico Especialista em Medicina Nuclear (ABFM MN 453/1738)