O mês de novembro é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Novembro Azul. Durante todo o mês, diversas ações e eventos são realizados para informar, educar e incentivar os homens a cuidarem melhor de sua saúde, quebrando tabus e preconceitos que ainda existem em relação ao cuidado com o corpo e a prevenção de doenças [1].
Nesse sentido, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização que busca chamar a atenção para o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, a campanha também busca estimular os homens a adotarem hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e a realização de exames médicos periódicos.
A ideia é incentivar os homens a superarem o medo e o estigma associados à realização de exames preventivos, como o exame de toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que ajudam na detecção precoce da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, já que, quando identificado nas fases iniciais, o câncer de próstata tem altas taxas de cura.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, com estimativas de mais de 65 mil novos casos a cada ano [2]. A boa notícia é que, quando detectado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são muito altas. A taxa de cura para o câncer de próstata em estágio inicial pode ultrapassar os 90%. Fatores de risco incluem [3]:
Idade: O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos; Histórico familiar: Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos; Sobrepeso e Obesidade: Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.
Embora o câncer de próstata seja comum, a grande maioria dos homens diagnosticados com a doença não morre por conta dela, especialmente se o diagnóstico ocorrer de forma precoce. Por isso, é fundamental que os homens se submetam aos exames preventivos regularmente, principalmente a partir dos 50 anos, ou antes, se houver histórico familiar ou outros fatores de risco.
Exame de Toque Retal: Embora muitas vezes seja visto com receio, o exame de toque retal é um dos métodos mais eficazes para detectar alterações na próstata, como nódulos ou aumento de volume, sinais que podem indicar câncer. O exame é rápido, simples e muito importante, principalmente para homens a partir dos 50 anos, ou mais cedo, caso haja histórico familiar de câncer de próstata [4].
Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): O exame de sangue que mede os níveis de PSA é outro método utilizado para detectar alterações na próstata. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença de câncer, mas também podem estar relacionados a outras condições, como prostatite ou hiperplasia benigna da próstata. Para um diagnóstico mais preciso, o PSA deve ser analisado juntamente com o exame de toque retal.
Biópsia da Próstata: Quando os exames iniciais sugerem alterações, o médico pode recomendar uma biópsia para confirmar o diagnóstico. Embora seja um procedimento um pouco mais invasivo, a biópsia é fundamental para determinar a presença de câncer e a agressividade do tumor.
Embora o foco principal do Novembro Azul seja o câncer de próstata, a campanha também destaca outros aspectos da saúde do homem [5], incluindo: Saúde Mental, pois os homens têm menos propensão a buscar ajuda para questões emocionais e psicológicas; Doenças Cardíacas, já que a doença cardiovascular é a principal causa de morte entre os homens no Brasil; Saúde Sexual: o cuidado com a saúde sexual e reprodutiva, promovendo o diálogo sobre disfunção erétil, por exemplo.
Portanto, o Novembro Azul é uma campanha de grande importância para a saúde masculina. Ao promover a conscientização sobre o câncer de próstata e outras questões relacionadas à saúde do homem, ela contribui para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos homens. Ao quebrar tabus e estimular a busca por cuidados médicos preventivos, essa campanha ajuda a criar uma cultura de autocuidado, respeito à saúde e prevenção. Se você é homem, não deixe de aproveitar este mês para fazer os exames necessários e, se você é mulher, incentive os homens ao seu redor a se cuidarem. O Novembro Azul é uma oportunidade para todos se unirem pela saúde masculina e, juntos, fazer a diferença na luta contra o câncer de próstata.
Texto elaborado pelo estagiário Rafael Borges de Carvalho – graduando em Física Médica pela UFCSPA – NUCLEORAD.
Referências:
[1] Fundacentro - Governo Federal. Novembro azul é uma campanha de conscientização sobre a prevenção de câncer de próstata. Disponível em: https://www.gov.br/fundacentro.
[2] Instituto Nacional do Câncer (INCA) - Governo Federal. Câncer de Próstata. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata.
[3] Instituto Nacional do Câncer (INCA) - Governo Federal. Câncer de Próstata: vamos falar sobre isso?. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites.
[4] Biblioteca Virtual em Saúde. Câncer de Próstata. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/137cancer_prostata.html.
[5] Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novembro Azul reforça a conscientização sobre a saúde do homem. https://www.estado.rs.gov.br.